São designados como NPI's, os países da Ásia que conheceram uma industrialização surpreendente como a Coreia do Sul, Taiwan, Singapura e Hong Kong.
Estes 4 "pequenos dragões" da 1º geração impulsionaram a industrialização e o crescimento económico dos seus países vizinhos como a Malásia, Tailândia, Indonésia e as Filipinas sendo estes de 2º geração.
O crescimento económico dos países de 1º geração deveu-se, á produção de bens manufacturados, á inovação tecnológica e á competitividade em vários sectores.
Já os de 2º geração, iniciou-se devido á concorrência dos "dragões asiáticos" e á deslocalização das suas indústrias, bem como os salários baixos, o fabrico de componentes electrónicos e informáticos, a mão-de-obra numerosa e o facto de serem productores de petróleo.
A ascensão económica da China deve-se à adopção de uma política de abertura ao exterior baseada na estratégia de promoção das exportações e na integração crescente no processo de globalização. Muito contribuiu a produção a baixo custo, sustentada na presença de uma mão-de-obra numerosa e barata.
A emergência da Indía teve como factores, a produção de petróleo, o investimento em novas tecnologias e a indústria cinematográfica, que constitui uma das principais receitas do país.
A América Latina tem conhecido um progresso assinalável. A estabilidade política e a consolidação da democracia fomentaram o crescimento económico, ainda que as desigualdades sociais persistam.
São destaque países como o México, Brasil e Argentina devido à abertura dos seus mercados externos, à criação de uma aliança comercial, a exportação de produtos manufacturados e a riqueza dos seus recursos naturais, contribuíram para o crescimento económico destes países
Sem comentários:
Enviar um comentário